segunda-feira, 2 de julho de 2012

Obi Omi Tutu Ifá

Iboru Iboia Ibosese,
primeiramente gostaria de desejar à todos uma semana maravilhosa, agradecer à todas as Grandes e Demais Energias de todos os Mundos, por mais um dia e aproveitar para pedir perdão por todos os meus erros e ajuda à todos aqueles que necessitam, asè!

Gostaria de vir aqui hoje e comentar inspiradíssimo sobre um email que recebi hoje de um afilhado (a), quando este afilhado comentou de como ele realmente deveria proceder com a comemoração do seu Odú Ifá, porém antes de responder, gostaria de deixar claro e aproveitar tal blog e oportunidade e explicar que, já que como já foi muito motivo de falações a parte, de sempre dizerem o que já está nos nossos TRATADOS DE IFÁ que, OgundaKete só faz as coisas a sua maneira, e que não deixa de ser verdade, porém, desde os meus primeiros dias, procurei avaliar todos erros e todos os acertos, passar um funil em tudo que era errado ou o que eu achava, e dali fazer uma varredura incansável nos Tratados em buscas de respostas e obter o certo para dar continuidade a tudo de uma melhor forma e maneira.

Não seguindo a Tradição ou Cultura de onde vim ou aprendi, mas sim, seguindo a Tradição correta de Ifá, que é a Raiz correta de onde todos nós viemos e fomos consagrados. Portanto, desde o OGBE ROSO em Egún, aonde um fazia e o outro não, do não cortar Bichos de pena fêmea com Obé, somente para Egun com a inserção de um determinado elemento de asè, pois sem esse não é possível, como inúmeros detalhes e com o decorrer do tempo, vamos acrescendo e somando de acordo com os mandos e regras de Ifá, e seguindo essa linha de raciocínio, iremos cair agora no Obí Omí Tutu Ifá.

E porque dar ênfase a tal assunto?!
Por uma questão muito simples, tirando os Babalawos, todos os Awofa kans e Apetebis, por 99,9% de todas as ramas não têm direito a comemorarem seus aniversários de Ifá, da maneira como é feita para um Babalawo. Porém, na hora de sua chegada em Ifá, quando irão pagar desde os R$ 1.500,00 aos 6.000,00 de direito, isso aqui no RJ, aonde sabemos que em SP já ouvimos Babalawos cobrarem o abuso de R$ 15.000,00 por um Awofa kan, Ikofá fun ou Isefá, chamem como queiram. Porém quando chega a hora de darem conta ao mais importante que receberam que é o seu ÒRÚNMÌLÀ são tratados como nada.

Portanto, busquei de todas as maneiras e não encontrei de maneira alguma o Obi Omi Tutu para Awofa kan e Apetebi, e concordo que muitos estão completamente certos em não fazer, mas daí ao me questionarem, gostaria de usar uma simples pergunta:
"SE NÃO ESTÁ O PORQUE TEM QUE SER FEITO, QUAL O PROBLEMA DE NÃO FAZER?!"

Pois se da mesma maneira que não encontramos aonde está a questão de se fazer, encontrei também a resposta que eu queria e que deveria ser dada, de não ter problema em ser feito. Pois, já que uma vez o neófito se iniciou em Ifá e nos diz um determinado Odú Ifá que:
"INDEPENDENTE DE QUE SEJAS FEITO EM SANTO OU NÃO, INDEPENDENTE DE QUE SEJAS JURADO EM ALGO OU NÃO, AO SE INICIAR EM IFÁ, RECEBERÁ O MAIOR E MAIS FORTE PODER QUE UM SER HUMANO POSSA RECEBER NO AIYÉ, E ESSA ENERGIA SE CHAMA ÒRÚNMÌLÀ".

Então embasado na minha incansável busca e da maneira que escolhi trabalhar Ifá, que é de uma forma correta e séria, cercado de verdades e dizendo não para as extorsões, estafas, etc... que muitos usam o nome de Ifá para se elevarem financeiramente ou de maneira egocêntrica, fiz, faço e sempre vou fazer e cumprir com Ifá, desde que o afilhado queira, e no seu dia de Ifá, daremos sim, o OBÍ OMÍ TUTÚ IFÁ, sendo que com algumas regras de exaltação e de nomes à serem louvados, porém fora disso, seguirá tudo normal.

E quando entro na questão, daqueles afilhados que queiram, é justamente para poder voltar no assunto desse afilhado que veio e buscou orientações, que é, muitas pessoas antes de se iniciarem em Ifá e encontrarem as suas respostas, fazem de tudo para entrar na Cultura, fazem de tudo para agradarem o Padrinho de todas as formas, para que possam buscar o seu maior interesse e assim resolverem muitos dos seus problemas ou até mesmo de certa forma, quitarem com os seus destinos.

E quando concluem essa determinada e longa etapa, simplesmente abandonam o seu Padrinho e o lar que se iniciou, e não disse abandonar Ifá, pois todos sabem o PODER e o RESPEITO que esse santo assentamento trás e o quão pode beneficiar na vida de cada um, porém quem é o PADRINHO? Eu ainda me pergunto até hoje, mas prefiro ficar com uma frase que uma grande amiga, APETEBI ANA CLÁUDIA (DINHA) OTURA YEKUN, uma vez me disse:
"PADRINHO É QUE NEM MÉDICO, SÓ IRÃO ATÉ VOCÊ QUANDO REALMENTE PRECISAREM DOS SEUS SERVIÇOS PARA SE SALVAREM, COM O EXCETO DISSO, ME RESPONDA ROBINHO, QUANTOS PACIENTES QUE VOCÊ CONHECE, QUE PROCURARAM SER AMIGOS DOS MÉDICOS QUE OS SALVARAM, QUANDO ELES MAIS PRECISARAM?"

A única coisa que fiz, foi calar e guardar aquele carinho de palavras e ensinamento para mim, pois se o SABER ESTÁ REPARTIDO, cada um tem um pouquinho dele e devemos prestar atenção em tudo e todos. E como eu disse naquele refrão que o poder maior a ser recebido e assentado aqui na Terra é Òrúnmìlà, para que padrinho? Ainda mais com alguns Odú Ifá que alguns Padrinhos carregam, aonde Ifá deixa claro, o quão difícil será a sua vida dentro do caminhar do mesmo com os seus afilhados. E o meu, senhoras e senhores, é um deles, pois Ifá me diz que:
"OGUNDA IRETE, NASCEU PARA SALVAR A RELIGIÃO, PORTANTO, TEM QUE SER UM PESQUISADOR, BRIGADOR, VOLUNTÁRIO E INICIADOR NATO, PORÉM IFÁ E OLOFIN NOS DIZ QUE: SEUS AFILHADOS SERÃO SEUS GRANDES INIMIGOS E ENQUANTO NÃO TE EXPULSAREM DA TERRA AONDE VOCÊ NASCEU E QUE FAZ A GRANDE DIFERENÇA, JAMAIS ESTARÃO SATISFEITOS".

E deixo uma pergunta que sempre faço para os meus:
"VOCÊ INICIARIA ALGUÉM OU MAIS ALGUÉM?"

E como quase que em 100% das respostas que obtive me disseram:
"VOCÊ ESTÁ LOUCO! COM UM CONSELHO DESSES, EU CUIDARIA É DE MIM!"

Pergunto:
"E SE O RAFAEL ZAMORA LÁ ATRÁS RESOLVESSE SÓ CUIDAR DELE E NÃO VIR PARA O BRASIL, PASSAR UM CERTO SUFOCO, MIL HUMILHAÇÕES, SER APEDREJADO COMO FOI, DESDE A SUA VINDA ATÉ A SUA IDA AQUI NA TERRA, COMO FICARIA O IFÁ NO BRASIL, TERÍAMOS?"

Eu de certo seria um que aqui não estaria escrevendo nesse Blog, pois sou Afilhado de um Afilhado dele, portanto, meu Padrinho não se consagraria e muitos outros Apetebis, Awofa kans e Babalawos também não, e muitos de certo ao lerem isso aqui diriam: "AH, SENÃO FOSSE COM ELE, OUTRO O FARIA". Sim, concordo completamente, mas lembro o que ele fazia pela Religião e que muitos hoje em dia, não tem a menor cara de pelo menos dar continuidade do que ele nos deixou, certo ou não, polêmico ou não, ELE FEZ!

Tomando as porradas como Olofin e Ifá nos avisaram, mas resolveu não desistir e por IFÁ e pela VIDA, resolveu entregar a sua para que pudesse servir de exemplo e de NÃO DESCULPAS para muitos que dizem que isso é difícil e não tem como fazer, nós ao contrário dos muitos, sabemos que realmente é: "MUITO DIFÍCIL FAZER, PORÉM JAMAIS IMPOSSÍVEL". E com essa mesma determinação e vontade eu sigo fazendo e: "SE OS MEUS AFILHADOS IRÃO ME RECONHECER E SEGUIR COMIGO OU NÃO, ASSIM COMO TODOS OS DEMAIS BABALAWOS, APETEBIS E AWOFA KANS, POUCO ME IMPORTA, POIS IREI FAZER PELA VIDA E POR IFÁ. IREI ME DECEPCIONAR AQUI E ALI, IREI APANHAR AQUI E ALI, MAS NO IYOYE IFÁ JÁ ME DEIXOU CLARO QUE, O ÚNICO LUGAR QUE JAMAIS IRIAM ME BATER, SERIA NOS BRAÇOS E COLO DE OLOFIN, O NOSSO IGBODÚN IFÁ, FORA DISSO, ESTARÍAMOS TODOS À MERCÊ DA HUMANIDADE".

Então meu afilhado ou minha afilhada, isso serve para você e todos os demais irmãos que queiram prestigiarem ao Ifá do qual nasceram e foram e são as pessoas mais importantes desde o começar dos seus primeiros jogos, da iniciação e até os dias de hoje para mim, pois valorizo a cada um, mesmo que jamais para muitos se quer eu tenha valor algum, o que você e todos os seus irmãos precisam é:
02 CÔCOS SECOS,
02 OBÍ,
01 GIN,
01 MEL,
01 DENDÊ,
01 DIREITO AO SEU PADRINHO (PARA QUE ELE POSSA SEMPRE SE LIMPAR E ESTAR PRONTO PARA CUIDAR DE VOCÊ),
FRUTAS E FLORES.

Obs: pode fazer um jantar, lanche, etc... porém convide à todos os seus irmãos, Babalawos, Apetebis, Awofa kans e até mesmo os Umbo Alejó.

E muitos ainda sim, agora, mesmo sabendo irão dizer: "PARA QUE VOU, SE MEU IFÁ ESTÁ COMIGO", e concordo totalmente, mas diferente das demais Culturas que tem sessões, reuniões, desenvolvimentos todas os dias, semanas, meses, horas, etc... Ifá só te cobra a presença em QUATRO DIAS NO ANO, sendo eles:
ANIVERSÁRIO DE IFÁ DO SEU INICIADOR,
ANIVERSÁRIO DE IFÁ DO SEU OJUGBONA,
ANIVERSÁRIO DE IFÁ DE ORUNMILÁ,
E DO SEU ANIVERSÁRIO DE IFÁ.
Fora disso, Orunmilá realmente segue com você dentro da sua casa, mais exceto desses dias, aonde ele faz você voltar as raízes e tocar a mesma porta que, QUANDO VOCÊ PRECISOU TOCOU, POIS NESSES DIAS QUE SERIAM FUNDAMENTAIS PARA A SUA VIDA, NÃO TEVE DESCULPAS, TRABALHOS, ETC... QUE VOCÊ USOU PARA NÃO VIR A CASA DE IFÁ, AONDE LARGOU TUDO PARA TRÁS, VEIO, BUSCO E SE INICIOU. E O PORQUÊ AGORA NÃO PODER OU SIMPLESMENTE NÃO IR?

Portanto, faça o que der na vontade, der no coração, que couber no seu bolso, pois há sete anos atrás eu deixei de comemorar o meu aniversário ao perder a minha mãe no dia 07 de julho, quando o meu comemorar é no dia 12 desse mesmo mês, porém Ifá me deu um novo direito de vida e renascimento, quando que quase um ano depois no dia 25 de Junho do ano de 2006, ele e todas as energias me consagraram e reconheceram como um novo homem e sacerdote, e a única coisa que me pediram, quando recebi todas as minhas ferramentas foi:
"VOCÊ AGORA É O MAIS NOVO BABALAWO, ESTÁ RECEBENDO TODAS ESSAS FERRAMENTAS PARA TRABALHAR E SALVAR A HUMANIDADE".

E por mais que eu me esforce, por mais que quisesse lembrar de algo negativo que tivesse ouvido naqueles dias e em tudo que venho aprendendo com Ifá, juro que não lembro dele ter me dito algo parecido com  o PREJUDICAR ALGUÉM OU FAZER O MAL, e muito mais outras coisas negativas que Ifá poderia explicar e ensinar, já que é o maior poder da Terra, mas ao contrário do que muitos queriam e esperavam de um BABALAWO, é que o mesmo com toda sua força saísse por aí como muitos outros SACERDOTES fazem, de queimarem os outros, de fazer mil e um malefícios, etc...

Mas esse não foi, não é e jamais será a IDEOLOGIA que Ifá nos prega e ensina na nossa CULTURA AFRO CUBANA BRASILEIRA DE IFÁ. E com isso, de repente agora, muitos irão acordar, ver e entender o porque tanto amo, tanto vibro e porque brigo tanto por Ifá, e não é pelo que ele me deu ou que me dá, e sim, pelo quanto HOMEM ELE ME ENSINA SER. Pois, muitos desistiriam logo ao depararem com um terço do que é Ifá, mas aprendi que para entrar aqui, tinha que ser primeiramente homem, e entendi que não é do fato de ser homossexual ou não.

MAS SIM PELO FATO QUE, ATURAR ESSAS PORRADAS E NÃO DESISTIR, TEM QUE SER MUITO HUMANO E HOMEM PARA NUNCA DESISTIR, POIS A VIDA PRECISOU, PRECISA E PRECISARÁ DE UM BÀBÁLÀWÓ E DO ORÁCULO SAGRADO DE IFÁ, SEJA NESSA VIDA OU EM TODAS AS OUTRAS, POIS IFÁ É O ÚNICO JUNTO DE OLODDUMARE QUE CONHECE TODAS AS SUAS PASSAGENS, E CARINHOSAMENTE, GUARDA TODOS OS SEUS SEGREDOS, E SÓ OS REVELA, QUANDO ASSIM, VOCÊ, SOMENTE VOCÊ O QUISER!

Ito Ibán Esú,

Robson Abreu
ÒgúndáKetè, Ketè Lorugbo!
(COM MUITO ORGULHO DE, POR E PARA IFÁ, NESSA VIDA E EM TODAS AS OUTRAS, ASÈ).

Um comentário:

  1. Quenia Gallo Tudo o q vc disse no blog está certíssimo. Religião é amor, é doação, mas tb é RESPONSABILIDADE, GRATIDÃO E COMPROMETIMENTO; o que muitos não têm !!! :)

    ResponderExcluir